Participação nas “7 Maravilhas Doces de Portugal”

Participação nas “7 Maravilhas Doces de Portugal”

Participação nas “7 Maravilhas Doces de Portugal” 960 570 Confraria do Sarrabulho Doce
Sarrabulho Doce foi finalista distrital das “7 Maravilhas Doces de Portugal” da RTP

A iguaria, que ainda é pouco conhecida a nível nacional, foi lançada pela Confraria do Sarrabulho Doce e fazer parte do lote dos sete finalistas a nível distrital “foi uma surpresa”, refere Luís Peixoto.

“Somos uma confraria relativamente recente… Quando tivemos conhecimento do concurso decidimos arriscar e para nosso espanto fomos passando algumas fases e chegamos aos sete doces finalistas do distrito do Porto”.

Para alcançar este fase do concurso poderá ter contribuído a história da iguaria, assim como o facto de se tratar de um doce familiar. “Numa primeira fase tivemos que colocar o nosso sarrabulho doce numa categoria e fui percebendo que se valoriza muito os doces com história e os doces com elevação. No nosso caso, é um doce com história, pois não existe uma receita ou um local específico onde o mesmo se faça. Acaba por ser um doce familiar, que vai trazer à memória o tempo de antigamente”, acrescenta.

A Confraria do Sarrabulho Doce convidou o escritor marcoense Raul Minh’alma para apadrinhar a candidatura. “Optamos por escolher alguém da nossa região, um como nós. Lançamos-lhe o desafio e ele aceitou. Nas nossas conversas ficamos a perceber que o sarrabulho doce faz parte da tradição familiar dele e, por isso, temos aqui uma simbiose perfeita para levar a participação neste concurso a bom porto”, anota.

O convite para apadrinhar o Sarrabulho Doce no concurso da RTP surpreendeu o escritor.

“É um projeto que me honra bastante, acaba por ser um projeto que associa a minha imagem a um doce peculiar, umas pessoas amam e outras nem tanto. Curiosamente, o meu mais recente livro anda à volta de uma receita para ser feliz no amor e a pessoa que nos dá a receita é um doceiro. No fundo, acaba por ser curioso, algum tempo depois, estar a representar um concurso desta dimensão” frisa.

A final das ‘7 Maravilhas Doces’ do distrito do Porto aconteceu no dia 16 de julho de 2019 no Cais de Gaia e, após votação do público, alcançou o honroso 3ºlugar.

in http://www.marcoensefm.com/noticias/lousada-sarrabulho-doce-esta-nas-7-maravilhas-doces-do-distrito-do-porto/?fbclid=IwAR1LM-DkrtKwUl_z2PWibeatRq6NJ2UsrYPMkjdgUhR6_oAefLlyH7Bt-aU