Sarrabulho Doce no Porto Canal

Sarrabulho Doce no Porto Canal

Sarrabulho Doce no Porto Canal 1440 1361 Confraria do Sarrabulho Doce

Programa “Viver Aqui” do Porto Canal dá destaque ao Sarrabulho Doce

No passado dia 16 de abril, o sarrabulho doce teve em destaque no programa “Viver Aqui” do Porto Canal. Mais uma oportunidade de divulgação da nossa iguaria nestes tempos em que a confraria continua com a sua atividade suspensa.  A reportagem contou com a presença dos confrades Luís Peixoto, Nazaré Sousa, Eugénio Matias, Rúben Leite e Juliana Ferreira. A entrevista foi orientada pela jornalista Vânia Antunes.

“No Cais Cultural de Caíde de Rei, desde dezembro de 2013, era realizada a Festa do Sarrabulho Doce. De ano para ano a adesão era maior e então decidimos criar uma confraria para ter um grupo específico para valorizar e promover este doce.”

Foram estas as palavras iniciais do Chanceler Mor Luís Peixoto à questão de como surgiu a ideia de criar a confraria. Partilhou que em maio de 2017 aconteceu a fundação da confraria e em janeiro de 2019 realizou-se o 1º Capítulo de Entronização dos vinte confrades fundadores. Em janeiro de 2020 aconteceu o 2º Capítulo onde foram entronizados mais 20 confrades.

Passando ao momento da partilha da receita do sarrabulho doce, a Vice Chanceler Nazaré Sousa apresentou os diferentes ingredientes e os passos da sua confeção. O sangue de porco cozido e o pão de Padronelo são os ingredientes principais, não esquecendo a água com o azeite, sal, canela, açúcar e mel.

“Já faço este doce há muito tempo. Aprendi com a minha mãe… É um doce que se faz a olho, porque colocamos o pão consoante a quantidade de água.”

No final da confeção do sarrabulho doce, nada melhor que sentar-nos à mesa para nos deliciarmos com esta nossa maravilha. Em nome da Confraria do Sarrabulho Doce o nosso agradecimento ao Porto Canal pela oportunidade de divulgação.